top of page

Saccharomyces cerevisiae (Levedura da Cerveja)

  • equipe mbiorg
  • 25 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2019

Saccharomyces cerevisiae (Levedura da Cerveja)

Figura 1 - A foto acima representa o fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae, um importante aliado no estudo da célula eucariótica.

GLOSSÁRIO



- Aeróbio facultativo: Um organismo que produz energia por respiração aeróbica se oxigênio estiver presente, mas é capaz de mudar para fermentação se oxigênio estiver ausente.

- Anaerobiose: Processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2).

- Homologia: Semelhança de origem e estrutura entre órgãos ou partes de organismos diversos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A levedura Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo aeróbio facultativo, possuindo a habilidade de se ajustar metabolicamente. Nesse processo, os produtos finais do metabolismo do açúcar irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra. Assim, em aerobiose, o açúcar é transformado em biomassa, CO2 e água, e, em anaerobiose, a maior parte é convertida em etanol e CO2, no processo de fermentação alcoólica. As leveduras S. cerevisiae são elípticas, medindo cerca de 6 a 8 mm de comprimento por 5 µm de largura. Reproduzem-se assexuadamente por brotamento (ou gemulação), sendo a temperatura ótima de seu crescimento entre 20 e 30°C, com o pH entre 4,5 e 5,5. É uma levedura conhecida desde a Antiguidade pelo ser humano, hoje amplamente utilizada na produção de etanol, produtos de panificação, no processamento de bebidas alcoólicas, além do uso na indústria farmacêutica na obtenção da lepirudina. Suas principais propriedades são:


● Ciclo de vida rápido (a cada 90 minutos uma cultura dobra sua massa celular);


●Organismo geralmente não-patogênico; apesar de poderem ser potenciais representantes de doenças;


● Levedo de fácil manipulação genética;


● Pode sobreviver a mutações que geram células que obtém energia independente da respiração, ou seja, exclusivamente por fermentação de substratos apropriados;


● Pouca exigência nutricional.


Classificando a S. cerevisiae através do estudo da homologia de seu DNA, dividiu-se suas 18 espécies conhecidas em quatro tipos distintos: S. cerevisiae, S. bayanus, S. pasteurianus (também conhecida como S. carlsbergensis) e S. paradoxus.



DESCRIÇÃO



Domínio: Eukarya

Reino: Fungi

Filo: Ascomycota

Classe: Saccharomycetes

Ordem: Saccharomycetales

Família: Saccharomycetaceae

Gênero: Saccharomyces

Espécie: Saccharomyces cerevisiae


Descrição - Morfologia


- Constituídas por uma única célula;

- Forma oval e esférica;

- Colônia com aspecto semelhante das bactérias.


Disponível em: <http://segundocientista.blogspot.com/2015/04/caracteristicas-gerais-dos-fungos.html>.



SUGESTÕES - Vídeos


  • SOLIS, Michel-Marie. Saccharomyces cerevisiae. 2013. Disponível em: <https://youtu.be/1E0bzttc2jQ>. Acesso em 23 de Julho de 2019.

  • Yeast Saccharomyces Cerevisiae - DIC microscope 1000x. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PTGYLYru2Sw&feature=youtu.be>. Acesso em 23 de Julho de 2019.


Sites e Reportagens


  • TERRA. Bactérias, fungos e leveduras ajudam a produzir seus alimentos favoritos; descubra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/bacterias-e-fungos/bacterias-e-fungos-01.htm>. Acesso em 23 de Julho de 2019.

  • GRIZZO, Arnaldo. Leveduras podem ser determinantes na formação de sabores e aromas. 2017. Disponível em: <https://revistaadega.uol.com.br/amp/artigo/bastidores_10923.html>. Acesso em 23 de Julho de 2019.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


  • MONTEIRO. Raquel. Saccharomyces cerevisiae – O Modelo. 2018. Disponível em: <http://microbiologia.icb.usp.br/cultura-e-extensao/textos-de-divulgacao/micologia/genetica-e-biologia-molecular-de-fungos/saccharomyces-cerevisiae-o-modelo/>. Acesso em 23 de Julho de 2019.

  • COELHO, Pedro. SACCHAROMYCES CEREVISIAE. 2013. Disponível em: <https://www.engquimicasantossp.com.br/2013/09/saccharomyces-cerevisiae.html>. Acesso em 23 de Julho de 2019.

  • GONÇALVES, Alexandra. S Cerevisiae. 2008. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/xanafg/s-cerevisiae>. Acesso em 23 de Julho de 2019.



 
 
 

Comments


© 2019 MICROBIORG. Criado com Wix.com

bottom of page