Aplicações na Indústria - Principais Exemplos
- equipe mbiorg
- 26 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2019
GLOSSÁRIO
- Fermentação: a fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre sem a presença de oxigênio (O2), portanto, anaeróbia. Compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia.
- Cepas: conjuntos de espécies que compartilham, ao menos, uma característica.
- Enólogos: um perito em fazer vinhos e espumantes, sendo, normalmente, a pessoa responsável por todas as etapas do processo em uma vinícola.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
Os critérios tecnológicos que fazem com que uma levedura seja utilizada comercialmente na fermentação alcoólica são o alto rendimento e a elevada produtividade, ou seja, rápida conversão de açúcar em álcool, com baixa produção de componentes secundários, por este motivo que uma das espécies mais importantes é a Saccharomyces cerevisiae.
APLICAÇÕES
1. Na biossíntese do etanol são empregadas linhagens selecionadas de Saccharomyces cerevisae, que realizam a fermentação alcoólica, a partir de um carboidrato fermentável. É muito importante que a cultura da levedura possua um crescimento vigoroso e uma elevada tolerância ao etanol, pois desta forma a fermentação irá apresentar um grande rendimento final. O etanol pode ser produzido a partir de qualquer carboidrato fermentável pela levedura, a saber: sacarose, sucos de frutas, milho, melaço, beterrabas, batatas, malte, cevada, aveia, centeio, arroz, sorgo, entre outros.
A Saccharomyces cerevisiae é um dos principais agentes fermentadores para a produção de bioetanol. Esse combustível pode ser produzido através da fermentação do caldo de cana-de-açúcar e/ou melaço por cepas selecionadas de levedura desta espécie, no qual o produto alcoólico será separado do mosto através de destilação que ocorre em alambiques. O líquido chamado de álcool hidratado pode ser usado como combustível, ou aguardente, este último que em geral é utilizado como bebida.
Figura 1 - "...Produção de bioetanol para estudar a superprodução de bioetanol via fermentação submersa usando cepas de levedura Saccharomyces cerevisiae..." Disponível em: <https://www.energytoday.net/renewable-energy/optimizing-fermentation-of-bioethanol-with-saccharomyces-cerevisiae-yeast/>.
2. Ele é utilizado como fermento biológico, pois esta levedura consome o carboidrato obtido do amido da massa do trigo, liberando dióxido de carbono, por exemplo, na massa de pão, fazendo aumentar o volume da massa.
Figura 2 - Disponível em: <http://mosimportantesemalimentos.blogspot.com/2014/12/aplicacao-industrial.html>
3. A indústria petfood já emprega esta espécie de levedura em dietas comerciais para cães.
4. As cepas da Saccharomyces cerevisiae estavam entre as mais indicadas para facilitar o serviço dos enólogos. Comumente presente em apenas um de cada mil frutos, é assim denominada por sua tolerância ao álcool, permitindo que a bebida atinja um volume alcoólico de cerca de 13%. Além disso, ela é a mais confiável das leveduras, dando resultados sempre consistentes, tanto nas fermentações espontâneas, quanto nas inoculadas.
Figura 3 - Representação esquemática das fases da produção do vinho.
5. Sua biomassa pode ser recuperada como subproduto da fermentação e transformada em levedura seca, que se constitui em matéria-prima para a fabricação de ração animal ou suplemento vitamínico para o ser humano.
SUGESTÃO - Vídeos
BÁRBARA, PABLO. Você sabia que leveduras não servem só para fazer pão? 2018. Disponível em: <https://youtu.be/lOP2MdoAnT4>. Acesso em 23 de Julho de 2019.
Saiba como funciona fábrica de fermentos. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c_6mYXBZoUs&feature=youtu.be>. Acesso em 23 de Julho de 2019.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VALDUGA, Mirieli. BERTOLO, Angélica. KEMPKA, Aniela. RIGO, Elisandra. ALBERTI, Luciana. CAVALHEIRO, Darlene. LEVEDURA CERVEJEIRA (Saccharomyces cerevisiae): PROCESSOS DE ROMPIMENTO CELULAR E COMPOSIÇÃO QUÍMICA. 2017. Disponível em: <https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/6218/63_15034019998325_6218.pdf>. Acesso em 23 de Julho de 2019.
MARTINS, Suzana. LIMA, Renata. MARTINS, Cláudia. ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS DE CALDO DE CANA DE UMA INDÚSTRIA DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA NO NORDESTE BRASILEIRO. 2015. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015c/biologicas/Isolamento%20e%20caracterizacao.pdf>. Acesso em 23 de Julho de 2019.
GONÇALVES, Alexandra. S. Cerevisiae. 2008. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/xanafg/s-cerevisiae>. Acesso em 23 de Julho de 2019.
NETO, Fagundes. Reações de Fermentação: aquilo que vale a pena saber a respeito delas. 2018. Disponível em: <https://www.igastroped.com.br/reacoes-de-fermentacao-aquilo-que-vale-a-pena-saber-a-respeito-delas/>. Acesso em 28 de Julho de 2019.
Comentários